Reflexões de um momento onde a vida não vale mais a pena

Posso dizer com certeza e provar com testemunhas, que tive uma vida impecável. Dinheiro nunca me faltou, mulheres idem. Fiz alguns filhos, onde poucos me consideram. Bebi do melhor uísque, experimentei diversas fumaças e a natureza não me negou a beleza.
Nada disso me trouxe a sanidade almejada, ou a interpretação correta das minhas atitudes, nem mesmo o meu reconhecimento como artista. No meu túmulo poderia escrever-se assim:
"Jaz aqui um homem"
E só. Nem poeta, nem músico, nem bom pai ou marido. Aprendi um pouco tarde demais que os frutos não se comem todos de uma vez. Deve-se saboreá-los aos poucos. Quando acaba, acabou.
Sinceramente, nunca desejei verdadeiramente todos os presentes da vida, mas me guiei por eles e me desviei dos meus ideais.
Hoje não velho, porém morto.
Meus ideais nem eu mesmo sei quais eram. Parecia com algo como não me misturar aos pensamentos da massa, ou dos políticos. Não sei se foi bem isso o que fiz, ou sei e não me deixo recordar; nem expor o fato.
Se um dia desejei não ter nada de conhecido além dos pensamentos, resgato esse momento, neste momento.
Não se pode justificar ou culpar algo ou alguém pelas intempéries do seu destino. A sua cabeça pensa por você, mas infelizmente, não pensas por ela. E em determinadas horas, sinto-me como algo inanimado que agiu mecanicamente e não se lembra que agiu. Essa é a verdade do mundo. Todos vivem em piloto automático. Eu não fui diferente.
Paro agora, quando nada me resta fazer, a olhar pros livros que colecionei durante a vida. E neles me afogo novamente, quando na condição de homem, nem em corpo me vejo mais.
Fica a pergunta que pessoas como eu, se fazem em um ponto da vida: "De que serviu tudo?" Não vou responder porque assim não desejo. Apenas aqui me despeço. Com algo que lembra uma carta e se assemelha a uma crônica. Talvez, depois disso, meu jazigo traga algo parecido com:
"Jaz aqui um homem que se arrependeu"
Mesmo eu não tendo me arrependido. Eu apenas lamentei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário